BALANCED SCORECARD: UMA FERRAMENTA DA CONTROLADORIA PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Controladoria, Gestão da Informação, InformaçãoResumo
As empresas lidam constantemente com alto fluxo informacional relacionado ao cliente, finanças, concorrentes, fornecedores e o mercado em geral e encontram dificuldades em ter a informação certa, no momento certo e oportuno, com isso as
empresas acabam, muitas vezes, tendo dificuldades em tomar decisões assertivas, por não gerir essas informações e organizá- las de forma útil, com isso surge a importância de criar instrumentos que auxiliem no controle dessas informações possibilitando que as empresas alcancem os resultados esperados. Neste contexto, a Controladoria surge pela necessidade de controlar rigidamente o funcionamento das grandes empresas, com o seu desenvolvimento e evolução, sua maior responsabilidade se tornou embasar os gestores com informações úteis para que suas decisões pudessem vir ao encontro com o que a empresa realmente esperava, permitindo assim, o alcance de seus objetivos, garantindo uma gestão eficiente e
eficaz, neste processo de tomada de decisões, a Controladoria dispõe de ferramentas que auxiliam os gestores em suas ações, como é o caso do Balanced Scorecard, que é um instrumento de balanceamento que fornece informações fidedignas, que são transformadas em dados reais capazes de influenciar significativamente as decisões, alinhando às metas da empresa e criando
estratégias a fim de maximizar seu desempenho, portanto, é uma ferramenta de medição que atua sob quatro pilares, sendo; finanças, clientes, processos e cresci mento. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar se o Balanced Scorecard, como ferramenta da Controladoria auxilia na gestão da informação de pequenas empresas, possibilitando que estas criem estratégicas de atuação. Para o alcance deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva, que terá como método o Levantamento e utilizará das técnicas de questionário e revisão bibliográfica. Para isso foi aplicado um questionário 30 microempresas do comércio de Penápolis-SP onde foram identificadas as maiores dificuldades informacionais das empresas e se estas conheciam ferramentas que auxiliavam na construção de estratégias, por meio do trabalho notou-se que o Balanced Scorecard auxilia na gestão da informação das empresas, conciliando a estrutura desta ferramenta com suas dificuldades, assim foram propostas diretrizes de elaboração da ferramenta com o intuito de nortear os empresários na aplicabilidade desta ferramenta, junto as suas necessidades.