PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR
ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE EM ASPECTOS PREVENTIVOS
Palavras-chave:
Ambiente escolar, drogas, atuação docente, prevençãoResumo
O estudo aqui apresentado vem relatar sobre o consumo de drogas no ambiente escolar, pois tal fato vem ocorrendo de forma assustadora nos últimos anos, promovendo incontáveis discórdias, sendo elas no âmbito social, familiar e pessoal. Diante este cenário, o estudo tem como objetivo refletir sobre a percepção dos professores em relação à abordagem da temática do uso de drogas dentro do ambiente escolar e como esses lidam com alunos usuários e/ou dependentes. É extremamente importante considerar o trabalho docente na prevenção ao uso de drogas, pois esse colabora para que os discentes tomem ciência dos problemas ocasionados por essa ação, implicações e efeitos que esses entorpecentes causam no organismo e na vida em sociedade. Para fundamentar a pesquisa foi utilizado o procedimento qualitativo, através de coleta de informações, obtidas através de um questionário com perguntas abertas, destinadas a professores de três escolas, sendo duas particulares e uma pública. Para o aprofundamento do estudo foi realizada também uma pesquisa bibliográfica em diferentes plataformas, como Scielo, Google Acadêmico e alguns repositórios de universidades. Ao considerar tal problemática, o estudo aponta elementos pertinentes para o entendimento da questão, sobretudo ao aprofundar sua análise no diálogo com professores que estão no exercício profissional. A pesquisa permitiu constatar que a escola é um ambiente favorável ao desenvolvimento de atividades preventivas ao uso de substâncias lícitas ou ilícitas, pois considera o aluno como protagonista no processo de aprendizagem e a família como parceira no processo de prevenção às drogas e na concepção de futuros cidadãos, focando a atenção na saúde e qualidade de vida.
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