Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

SUBMISSÕES

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

1. Template

Os textos devem ser submetidos de acordo com o template da revista, disponível aqui. (ao clicar no link, o/a autor/a será encaminhado para um documento no Google Docs. No canto superior esquerdo, clicar em "Arquivo". Após, selecionar a opção "Baixar" e optar por "Microsoft Word (.docx)". É necessário fazer o download do arquivo e editá-lo dentro das normas previstas. 

2. Da submissão de artigos (originais, revisões e relatos de casos)

2.1 Os artigos submetidos são inéditos e não estão sendo avaliados em outros periódicos. É possível a submissão de trabalhos de conclusão de curso, desde que apresente orientador com titulação mínima de Especialista.

2.2 O artigo deve ser encaminhado em formato .doc, sem identificação de autoria ou nas propriedades do texto.

2.3 A formatação do artigo deverá seguir as seguintes diretrizes:

1) Fonte Century, tamanho 12, alinhamento justificado, com a margem superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. O espaçamento entrelinhas é de 1,5. As citações diretas com mais de 3 linhas devem ser colocadas em tamanho 10 e espaçamento de 1,0.

2) Título: Century, tamanho 12, centralizado, em caixa alta, negritado, com até 20 palavras.

3) Seções primárias: Century, tamanho 12, justificado, com a inicial da primeira palavra maiúscula, negritado.

4) Seções secundárias e demais: Century, tamanho 12, justificado, com a inicial da primeira palavra maiúscula, sem negrito.

2.4 São itens obrigatórios: Autores, afiliações, título, resumo (em língua portuguesa e uma língua estrangeira [inglês, espanhol ou francês]), de três a cinco palavras-chave (em língua portuguesa e uma língua estrangeira [inglês, espanhol ou francês]), introdução, objetivo, metodologia, desenvolvimento (resultados e discussão), conclusão e referências. São optativos anexos e apêndices. O resumo deverá ter até 500 palavras.

2.5 Os artigos deverão ter no mínimo 12 páginas e no máximo 25 páginas, com as referências.

2.6 As ilustrações, figuras, quadros e tabelas deverão ser intituladas e apresentar fontes. Título, dados e fonte devem estar em tamanho 10. Também deverão apresentar numeração sequencial para cada modalidade (Figura 1 – Título; Quadro 1 – Título; Figura 2 – Título; Tabela 1 – Título).

2.7 Citações e referências: as citações e referências devem seguir o modelo atual da ABNT.

 

3. Da submissão de resenhas

3.1 A resenha deve ser encaminhada em formato .doc, sem identificação de autoria ou nas propriedades do texto.

3.2 A formatação da resenha deverá seguir as seguintes diretrizes:

1) Fonte Century, tamanho 12, alinhamento justificado, com a margem superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. O espaçamento entrelinhas é de 1,5. As citações diretas com mais de 3 linhas devem ser colocadas em tamanho 10 e espaçamento de 1,0.

2) Título: Century, tamanho 12, centralizado, em caixa alta, negritado, com até 20 palavras.

3.3 São itens obrigatórios: título e referência do texto resenhado.

3.4 As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com referência.

 

4. Da submissão de entrevistas

4.1 A entrevista deve ser encaminhada em formato .doc, sem identificação de autoria ou nas propriedades do texto.

4.2 A formatação da entrevista deverá seguir as seguintes diretrizes:

1) Fonte Century, tamanho 12, alinhamento justificado, com a margem superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. O espaçamento entrelinhas é de 1,5. As citações diretas com mais de 3 linhas devem ser colocadas em tamanho 10 e espaçamento de 1,0.

2) Título: Century, tamanho 12, centralizado, em caixa alta, negritado, com até 20 palavras.

4.3 São itens obrigatórios: título (em português e língua estrangeira [inglês, espanhol ou francês]), apresentação da/o entrevistada/o e desenvolvimento.

4.4 A entrevista deverá ter entre 10 e 25 páginas, com todos os elementos utilizados.

4.5 A entrevista será publicada somente após envio de autorização e ciência da/o entrevistada/o por escrito, em documento suplementar.

 

5. Declaração de Direito Autoral

Política para Periódicos de Acesso Livre

A RECIFF é um periódico de acesso aberto, todo o seu conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita, sem custo para o usuário e sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, fazer o download, copiar, imprimir, distribuir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. A RECIFF não cobra custos de publicação de artigos.

 

6. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os artigos deverão ser submetidos por meio de cadastro no sistema. Destaca-se que não há a necessidade de cadastramento de todos/as os/as autores/as, mas as/os participantes da pesquisa deverão ser elencados em documento próprio.

Os artigos serão submetidos ao programa específico anti-plágio, sendo descartados aqueles que apresentarem inconsistências de acordo com a recomendação do Software.

Todas as submissões aprovadas nessa primeira etapa serão encaminhadas para dois avaliadores ad hoc, sendo possíveis os seguintes resultados: 1) aprovado, 2) aprovado com correções necessárias e 3) reprovado.

 

7. RESPONSABILIDADES

EQUIPE EDITORIAL

  • Zelar pela publicação do periódico dentro dos prazos estabelecidos.

  • Estabelecer a política para submissão dos manuscritos, revisão e pareceres.

  • Garantir que os manuscritos sejam revisados e aceitos apenas com base no mérito científico, sem qualquer tipo de conflito de interesse.

  • Manter a transparência do processo de análise e de edição dos manuscritos.

  • Investigar reclamações e/ou dúvidas relacionadas às submissões à revista, e garantir as respostas.

  • Dar subsídios aos membros da comissão científica e conselho editorial para definir os tipos de publicação e critérios de seleção dos manuscritos.

  • Desenvolver políticas e procedimentos para atrair manuscritos de qualidade científica.

  • Assegurar o acesso aberto e gratuidade das publicações.

  • Garantir a organização de todos os documentos relacionados ao processo de submissão de periódicos.

 

COMISSÃO CIENTÍFICA E CONSELHO EDITORIAL

  • Receber, ler e avaliar a qualidade científica dos manuscritos recebidos.

  • Escolher adequadamente os revisores dos manuscritos sob sua responsabilidade.

  • Dar celeridade ao andamento das avaliações feitas pelos revisores e manter o processo de análise dentro do cronograma estabelecido.

  • Analisar os pareceres emitidos pelos revisores e auxiliá-los no preparo das recomendações aos autores.

 

REVISORES

  • Revisar o manuscrito de maneira objetiva, justa e ética.

  • Fazer a análise crítica dos manuscritos oferecendo sugestões para melhorar a qualidade e contribuir para o processo decisório.

  • Manter o sigilo de qualquer informação fornecida pela equipe editorial, comissão científica e conselho editorial.

  • Manter a confidencialidade durante o processo de revisão.

  • Informar a comissão científica e conselho editorial sobre possíveis casos de plágios científicos.

  • Divulgar quaisquer potenciais conflitos de interesse (financeiros, institucionais, colaborativos ou outros relacionamentos entre o revisor e o autor). Se houver conflito de interesse ou se o revisor não tiver a expertise necessária para a análise, o manuscrito deve ser imediatamente devolvido a comissão científica e conselho editorial para escolha de outro revisor.

 

AUTORES

  • Garantir a originalidade do estudo submetido e confirmar que o artigo não está sendo considerado em outro lugar, nem aceito para publicação em outro periódico.

  • Garantir a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa em questão, no caso de necessidade.

  • Assumir responsabilidade pública pelo conteúdo de seu trabalho.

  • Informar potenciais conflitos de interesse em declaração escrita e assinada encaminhada junto a submissão do manuscrito.

  • Informar a comissão científica e conselho editorial do periódico quando um erro importante for encontrado no estudo e fornecer as informações necessárias para correção da publicação, errata e retratação.

  • Cumprir os prazos para correções e respostas aos questionamentos realizados pelo(s) revisor(es).

Artigos

Política padrão de seção

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